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07 Dicas - Equipe Virtual

Acompanhe a série especial: #07 dicas sobre como liderar equipes remotas e alavancar a sua gestão e liderança em momentos difíceis.

#1 Dê atenção total a sua equipe

Ao entrar em contato com alguém de sua equipe, como você pode utilizar dos recursos do computador para dar o máximo de atenção a ela? Feche o Outlook, desative as notificações de outros aplicativos que possam o distrair durante a conversa, utilize o atalho do F11 para deixar a janela do diálogo em tela cheia.

 

#2 Headsets são muito bem-vindos

O headset tem uma qualidade de som e isolamento de ruídos externos muito maior do que a do microfone padrão dos notebooks. É um investimento bem útil para que sua comunicação seja a mais clara possível.

 

#3 Programe-se

40% do nosso dia são imprevistos – o que quer dizer que os 60% restantes são compostos naquilo que planejamos. Manter uma agenda e segui-la é muito importante para o alto desempenho do trabalho virtual, mas atente-se para manter um tempo livre para os imprevistos que certamente irão acontecer.

 

#4 Micro-calls

Para evitar o distanciamento no relacionamento com a equipe, pequenas chamadas de voz podem ser bem eficazes para alinhar algum ponto. Por mais que a comunicação por mensagem seja muito rápida e efetiva também, uma pequena micro-call pode fazer a diferença em manter um bom relacionamento com a equipe e tentar ter um pouco daquelas percepções que só são sentidas ao ouvir a voz da pessoa.

 

#5 Tenha sempre um ponto de apoio dentro da empresa

É sempre bom ter uma pessoa de confiança presencialmente disponível para fazer algo na sede, mesmo quando se tem uma equipe em grande parte virtual.

 

#6 Lidere, não controle

Como falamos anteriormente, um bom líder inspira sua equipe baseado no exemplo, e não na imposição. Tanto remotamente quanto presencialmente, controlar os funcionários de maneira autoritária é improdutivo e não irá oferecer bons resultados.

 

#7 Pratique a “escuta ativa”

Ouvir as pessoas é um grande trunfo para que você possa prosperar em ambientes de trabalho extremamente competitivos e às vezes, até hostil. Esteja sempre à disposição para ouvir o que os outros têm a dizer, evitando fazer pré-julgamentos que muitas vezes acabam não condizendo com a realidade.

 

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