Acompanhe a série especial: #07 dicas sobre como liderar equipes remotas e alavancar a sua gestão e liderança em momentos difíceis.
#1 Dê atenção total a sua equipe
Ao entrar em contato com alguém de sua equipe, como você pode utilizar dos recursos do computador para dar o máximo de atenção a ela? Feche o Outlook, desative as notificações de outros aplicativos que possam o distrair durante a conversa, utilize o atalho do F11 para deixar a janela do diálogo em tela cheia.
#2 Headsets são muito bem-vindos
O headset tem uma qualidade de som e isolamento de ruídos externos muito maior do que a do microfone padrão dos notebooks. É um investimento bem útil para que sua comunicação seja a mais clara possível.
#3 Programe-se
40% do nosso dia são imprevistos – o que quer dizer que os 60% restantes são compostos naquilo que planejamos. Manter uma agenda e segui-la é muito importante para o alto desempenho do trabalho virtual, mas atente-se para manter um tempo livre para os imprevistos que certamente irão acontecer.
#4 Micro-calls
Para evitar o distanciamento no relacionamento com a equipe, pequenas chamadas de voz podem ser bem eficazes para alinhar algum ponto. Por mais que a comunicação por mensagem seja muito rápida e efetiva também, uma pequena micro-call pode fazer a diferença em manter um bom relacionamento com a equipe e tentar ter um pouco daquelas percepções que só são sentidas ao ouvir a voz da pessoa.
#5 Tenha sempre um ponto de apoio dentro da empresa
É sempre bom ter uma pessoa de confiança presencialmente disponível para fazer algo na sede, mesmo quando se tem uma equipe em grande parte virtual.
#6 Lidere, não controle
Como falamos anteriormente, um bom líder inspira sua equipe baseado no exemplo, e não na imposição. Tanto remotamente quanto presencialmente, controlar os funcionários de maneira autoritária é improdutivo e não irá oferecer bons resultados.
#7 Pratique a “escuta ativa”
Ouvir as pessoas é um grande trunfo para que você possa prosperar em ambientes de trabalho extremamente competitivos e às vezes, até hostil. Esteja sempre à disposição para ouvir o que os outros têm a dizer, evitando fazer pré-julgamentos que muitas vezes acabam não condizendo com a realidade.
Leia mais: https://www.profrandes.com.br/blog/lideranca-virtual