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Cultura do Cuidado e o Engajamento do Funcionário

 

XI CBPOT – Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional do Trabalho

Pôster – 16 a 19/07/2024

Autores: Randes de Faria Enes (A); Ricardo Silva dos Santos Durães (B)

 

Cultura do cuidado e o engajamento do funcionário no ambiente de trabalho

 

Área: Psicologia Organizacional

 

Resumo

A gestão de pessoas adotou diferentes denominações ao longo do tempo, mas percebe-se uma evolução que visou a aproximação entre os objetivos corporativos e coletivos dos desejos e satisfação do indivíduo. Da administração de pessoal baseada no taylorismo à humanização de gente e gestão, a tendência da atualidade são os estudos da espiritualidade corporativa. A espiritualidade provêm da construção de contextos socioculturais, históricos, de valores, comportamentos e experiências humanas, conforme consenso entre autores, diante da evolução dos entendimentos sobre o ambiente laboral. O objetivo deste trabalho é abordar como a cultura do cuidado, por meio da ótica da espiritualidade, pode favorecer a qualidade de vida do funcionário no ambiente corporativo resultando no aumento do engajamento. A metodologia que embasa as discussões refere-se às práticas de engajamento nas empresas brasileiras, agrupadas em estudo realizado em parceria pela Flash, FGV EAESP e Talenses Group. O Engaja S/A, primeiro índice com esse enfoque, foi lançado em novembro de 2023. Foram ouvidas 1.732 pessoas em todas as regiões do Brasil, com representatividade de gênero, gerações, etnia e renda, sendo 72% de colaboradores e 28% de executivos. Os resultados identificaram a falta de engajamento em 60% dos funcionários, com os executivos apresentando o dobro do engajamento dos funcionários (61% a 33%). Existe equilíbrio entre os gêneros, mas a geração Y (Millenialls) é a mais crítica, com 61% de profissionais não engajados ou ativamente desengajados. Entre os indicadores positivos, há maior engajamento entre as pessoas com mais tempo de empresa; ambiente de trabalho positivo e significado do trabalho estão entre as seis principais dimensões de satisfação para o engajamento. Esse cenário remete à relevância de uma cultura organizacional fundamentada em busca do sentimento de realização. Há uma forte tendência global, que se iniciou nos Estados Unidos, sobre o valor da espiritualidade no ambiente de trabalho, considerando valores organizacionais como: ética, respeito, compaixão, humildade, harmonia, cuidado, entre outros, sendo preditores para o engajamento dos funcionários. Considerando o estilo de vida contemporâneo, em relação ao formato híbrido de trabalho, mobilidade geográfica, tecnologia, novos modelos organizacionais e da modernidade líquida, há alta de senso de comunidade e conexão, o que exige um novo olhar. O foco nas pessoas tem a mesma relevância que o foco nos objetivos. A espiritualidade surge para promover o engajamento e resultados decorrentes, como desempenho, comprometimento e satisfação no ambiente de trabalho.

Palavras-chave: Espiritualidade. Cultura Organizacional. Engajamento no trabalho.

 

(A)Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total. Universidade Federal Fluminense. Niterói,RJ e Universidade Metodista de São Paulo. São Paulo,SP, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0009-0004-1256-8733  

(B)Ph.D. em Psicologia da Saúde. Universidade Metodista de São Paulo. São Paulo,SP e Universidade de Brasília. Brasília,DF, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1893-8120

 

Assista entrevista na CBN - Floripa sobre o tema.

Acesse - Pesquisa completa: http://Relatório Engaja S.A.

Assista - Série Espiritualidade Corporativa (05 Episódios)