Inteligência Emocional e Estado de Flow
Inteligência Emocional e Estado de Flow @profrandes
No contexto profissional, o desempenho muitas vezes se refere ao quão bem um funcionário ou equipe está se esforçando para alcançar suas metas e objetivos de forma mais eficiente. A performance é o resultado obtido em várias áreas da vida, tais como: saúde, relacionamentos e carreira.
O caminho das pedras pode ser no modelo de liderança transformacional onde privilegia o carisma, os relacionamentos e as necessidades dos colaboradores tornado o protagonismo e ação como canalizador e facilitador de mudanças por meio do engajamento e performance de pessoas e equipes, gerenciando conflitos e emoções.
Com a retomada dos trabalhos presenciais ou híbridos, após dois anos de pandemia, as empresas buscam intensamente o aprimoramento das suas lideranças nas habilidades de relacionamentos interpessoais como comunicação, resiliência e equilíbrio emocional, favorecendo a adaptabilidade das equipes. Tais competências podem ser aprimoradas com a prática das habilidades comportamentais a qual estabelece um canal da experiência humana que o indivíduo perde a noção do tempo e do espaço, potencializando aquilo que se faz muito bem ainda melhor, chamado estado de flow.
E você, sabe potencializar suas soft skills e da sua equipe?
A inteligência emocional proporciona ao indivíduo o crescimento e desenvolvimento contínuo das habilidades, por isso as competências soft skills permitem aos melhores líderes maximizarem o próprio desempenho e também o de subordinados e pares. Além disso, com a prática das habilidades comportamentais estabelece um canal da experiência humana que se perde a noção do tempo e do espaço, potencializando aquilo que se faz muito bem ainda melhor, chamado estado de flow.
Segundo Bolles, a maior parte das pessoas que falham ao procurar seu emprego dos sonhos não é por falta de informação sobre o mercado, mas por falta de informação sobre elas mesmas.
Desta forma leva o indivíduo à necessidade da formação permanente. É preciso um aperfeiçoamento constante, pois é exigido, para se sustentar nesta sociedade, que as habilidades estejam em melhoria contínua.
E para tal, a inteligência emocional proporciona ao indivíduo o crescimento e desenvolvimento contínuo das habilidades, por isso as competências soft skills permitem aos melhores líderes maximizarem o próprio desempenho e também o de subordinados e pares. Além disso, com a prática das habilidades comportamentais estabelece um canal da experiência humana que se perde a noção do tempo e do espaço, potencializando aquilo que se faz muito bem ainda melhor, chamado estado de flow.
Assim, a carreira transcendente é a inovação em carreira, denominada “W” onde traz a combinação da inteligência emocional e estado de flow com as competências técnicas onde possibilita ao profissional a transitar em várias áreas e com isso ser a pessoa mais preparada para enfrentar os desafios que vem pela frente.
O Relatório Fórum Econômico Mundial destacou as 10 competências soft skills como tendência de performance profissional para os próximos 05 anos.
São elas:
1.Pensamento Analítico
2.Criatividade
3.Resiliência, flexibilidade e agilidade
4.Motivação e consciência de si
5.Curiosidade e lifelong learning
6.Alfabetização tecnológica
7.Confiança e atenção aos detalhes
8.Empatia e escuta ativa
9.Liderança e influência social
10. Controle de qualidade
Fonte: Adaptado pelo autor de: Future of Jobs Report, mar. 2023 – World Economic Forum.
Outra pesquisa, segundo o PROGEP (FIA) – Melhores Empresas para Você Trabalhar, identificou as 03 variáveis como as mais importantes para o profissional que elegeu entre as 150 Melhores as 10 Melhores Empresas, são elas:
1.Sentir-me satisfeito e motivado com o trabalho que faço na empresa;
2.Perceber que estou aprendendo cada vez mais e que tenho oportunidade de crescer;
3.Concordar com os objetivos da empresa e ter orgulho de trabalhar nela.
Fonte: Adaptado pelo autor de: Relatório de Benchmarking, Melhores Empresas para Você Trabalhar, 2021.
Faça o download gratuito do eBook: https://www.uni-sm.com/profrandesflow
Forte abraço,
Prof. Randes, M.Sc.