Blog

Meta deste ano: 5 dicas para estabelecer objetivos e superar o dilema de Alice.

“Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui? Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato. Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice. Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato”.

                                                                                               Diálogo da personagem Alice, do livro escrito por Lewis Carroll

Quantas pessoas e empresários, atualmente, estão diante da mesma pergunta que incomoda a personagem Alice, do famoso livro escrito por Lewis Carrol? Precisam escolher um caminho profissional e de negócios, diante das opções que estão diante de si, mas, efetivamente, estão com um problema anterior que é: ainda não definiram aonde querem chegar.  Ou seja, não possuem objetivos ou metas, sejam de vida, de carreira ou de mercado.

“Fazer um curso, uma viagem, casar, realizar investimentos, contratar novos colaboradores ou ter um negócio próprio são exemplos de alguns dos caminhos possíveis, com impactos imediatos e de longo prazo. Por isso, é preciso ter clareza dos objetivos e das etapas que contribuirão para atingi-los, pois, a escolha de uma ação, em vários casos, impede ou posterga outras opções”, explica o Prof. Randes Enes, Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total, coach, consultor de empresas e professor da FGV nas áreas de gestão de pessoas, estratégia, marketing e vendas. “Não dá para ser como Alice e não definir aonde se quer chegar”, exemplifica o consultor.   Para superar esse dilema, o Prof. Randes Enes nos apresenta cinco dicas essenciais que contribuem para definição dos objetivos. “Esta fase precede as ações, e integra o planejamento estratégico utilizado pelas pessoas e empresas de sucesso”, ressalta o professor.

Confira as cinco dicas:

1- Seja específico: quanto mais detalhado for o objetivo, melhor será a compreensão e maiores a chance de ser atingido. Esta etapa envolve entender quem estará envolvido, o período, as restrições na execução e os benefícios imediatos.

2- Seja mensurável: defina um objetivo possível de ser mensurável e estabeleça quais são as ferramentas que irão contribuir para aferir e monitorar o alcance do objetivo.

3- Seja atingível: o objetivo pode ser agressivo, mas nunca impossível de atingir, pois muitas dificuldades causam frustração e desânimo. Por isso, é possível também estabelecer quais as etapas do processo até o objetivo ser alcançado e as metas intermediárias.    

4- Seja realista: avalie se o objetivo está alinhado com os valores, a missão da empresa e com o bem-estar das pessoas e da equipe envolvidas.

5- Determine um prazo para que o objetivo seja atingido:  este período não deve ser tão curto que torne o objetivo impossível de ser alcançado e nem tão longo que cause uma dispersão da iniciativa com o tempo.

Sobre o Prof. Randes Enes

Ele é Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total, com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas e MBA em Organizações e Estratégia pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ); MBA Internacional em Gestão de Negócios na Universidade de Lisboa (ISCTE); e MBA em Gestão de Marketing de Varejo na Fundação Getulio Vargas (FGV). Há nove anos é docente na FGV nos programas de MBA, Pós-Graduação, CADEMP, Corporativo e Online nas áreas de recursos humanos, estratégia, marketing e vendas. Empresário e consultor executivo em gestão estratégica de pessoas e negócios, comunicação organizacional, treinamentos comportamentais, negociação, liderança, gestão de vendas, coaching, comportamento do consumidor, entre outros assuntos. Pesquisou e publicou artigos acadêmicos no Brasil e na Europa sobre Espiritualidade Corporativa.

O Prof. Randes traz em sua bagagem profissional 20 anos de experiência em empresas nacionais e internacionais atuando recentemente como Diretor de Relacionamento, Diretor de Marketing e Diretor Executivo de Marketing & Inovação. Foi também coordenador dos cursos de altos estudos em inteligência estratégica e liderança no Centro de Treinamentos dos Fuzileiros Navais na Marinha do Brasil.   Acompanhe o Prof. Randes Enes nas redes sociais e redes sociais: YouTube: https://www.youtube.com.br/profrandes Facebook: https://www.facebook.com/profrandes.com.br Site: http://www.profrandes.com.br/  
 
 Mais informações: Chris Santos – assessora de imprensa Tel. (11) 98456 4810 E-mail: chris.santos2007@outlook.com