Apresentação
Realização da consultoria em Comunicação Interna – processo de sustentação da cultura organizacional, valores e propósito, visando a comunicação referente ao ponto central, diagnostica na reunião de briefing, a qual será desdobrada à todos stakeholders internos com a seguinte abrangência:
- Comunicação profissional - ligada à construção ou “tropicalização” da cultura organizacional e produção de outras peças aderentes ao funcionamento da comunicação utilizada pela empresa;
- Comunicação de convivência – elaboração da comunicação informal e no dia a dia entre as pessoas;
- Comunicação de identidade – gerar valor e pertencimento à organização no que se refere a sua cultura organizacional;
Sinergia da Consultoria
- Lidar com o intangível (valores, missão, predisposições) da Campanha de XPTO;
- Criar uma interface com a organização para desdobrar a cultura organizacional entre os colaboradores do CLIENTE;
- Proporcionar que o CLIENTE mantenha uma rede de significados compartilhados sobre a Segurança da Informação para os stakeholders internos;
- Propõe a análise qualitativa do ambiente e da comunicação organizacional para a assertividade do conhecimento compartilhado.
Objetivos
- Criar um espaço contínuo de diálogo e negociação para o consenso;
- Proporcionar a eficácia comunicativa da Campanha de XPTO;
- Contribuir para o crescente movimento de democracia no ambiente de trabalho, para gerar o comprometimento das ações no dia a dia dos funcionários;
- Apresentar e debater o processo de geração, distribuição, compartilhamento e mensuração do conhecimento;
- Gerenciamento do conhecimento organizacional e preservação da memória técnica após o término da Campanha.
Benefícios
HUMANOS
- Visão de longo prazo
- Competência
- Cultura
- Visão sistêmica
- Uso do erro para aprender
- Alocar tempo
GESTÃO
- Modelo de gestão
- Medir sempre
- Metodologia
- Práticas de GCI
TECNOLOGIA
- Aderente ao Modelo
- Uso como ferramenta
- Ser simples
- Ser o acelerador da gestão
Descrição das Etapas de Execução
O PROJETO DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO INTERNA, consiste em desenvolver:
- Capacidade de coordenação e gerência de projetos em marketing interno
- Elaboração de hipóteses para criar novos conceitos
- Integração de diversas metodologias para criação do conhecimento
- Habilidade de comunicação para encorajar o diálogo nas equipes
- Uso de metáforas para expressar a imaginação
- Capacidade de despertar confiança entre os membros da equipe
- Habilidade de prever ação futura compreendendo o passado operacional
Visando a eficácia da comunicação interna, a consultoria utilizará as ferramentas de marketing interno para dar suporte ao conceito estratégico da Campanha de XPTO, ou seja atuará em duas grandes áreas de competência, são elas:
Competência Organizacional:
Capacidade de criar continuamente o conhecimento organizacional
Competências funcionais:
- Capacidade de atuar na conversão do conhecimento
- Socialização do conhecimento implícito
- Externalização de conceitos
- Combinação de conceitos em sistemas explícitos
- Internalização de conhecimento